quinta-feira, 25 de março de 2010

Arquitetura do ferro

 Arquitetura do Ferro

Por causa do forte crescimento demográfico que ocorreu na europa no século XIX aconteceu grande transformações urbanas pois, o rápido processo de industrialização deslocou a população para as grandes cidades inchendo-as rápidamente. Por conta disso aumentou a area e os preços dos terrenos consequentemente. Por esse motivo o ferro aliado às novas técnicas de engenharia produzia sistemas em treliça leves e resistentes, o que permitiu criar estruturas cada vez maiores e ousadas como por exemplo longas pontes com grandes vãos livres e grandes cúpulas. Outra facilidade proporcionada pelo ferro foi a rapidez no processo de montagem. Algumas obras que se destacam são:

Palácio de Cristal, Londres.


http://mundoemfotogramas.blogspot.com/2009/09/ponte-dom-luis-i-porto-portugal.html

A ponte Dom Luís, projetada sobre o rio Douro por um discípulo e colaborador de Eiffel, o engenheiro Teófilo Seyrig, em finais do século XIX, é um exemplo representativo da arquitetura e técnicas do ferro.



E não se esquecendo...

A Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi projetada por Gustave Eiffel em 1889, é uma torre de ferro do século XIX.

Para entendermos melhor vamos dar um tur pela história.


Em 31 de março de 1889...

http://omundopreepostorreeiffel.blogspot.com/ Acesso em 22/03/2010.

Foi construida a Torre Eiffel com o objetivo de honrar o centenário da Revolução Francesa, a principio era para ser uma construção temporaria mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O governo da França organizou uma exposição mundial e anunciou uma competição de designer arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ de Mars (Campo de marte).


http://omundopreepostorreeiffel.blogspot.com/ Acesso em 22/03/2010.

A sua estrutura pesa cerca de 7 mil toneladas.


Um fato interessante é que o seu design foi primeiramente despresado por artistas e escritores da cidade. A torre quase foi destruida em 1909 e só foi salva por ter sido descoberto seu uso para transmissão de sinais de rádio.

http://thinkersblog.wordpress.com/2009/07/10/mega-construcoes-humanas/ Acesso em 22/03/2010.

A torre sem suas antenas de radiofusão modernas mede 300 metros de altura era o edificio mais alto até 1930.


E que tal algumas informações a mais???


• Foram utilizados 300 trabalhadores de aço;
• Demorou 2 anos ( 1887-1889) entre o inicio e o término da torre;
• Balanço de no máximo 12 cm em dias de ventos fortes;
• A altura varia em até 12 cm dependendo a temperatura;
• Foram utilizados 15.000 pedaços de ferro;
• 40 toneladas de pintura.

E algumas curiosidades???

• Uma equipe de 50 engenheiros e desenhistas sobre a supervisão de Gustave Eiffel, fez 5300 desenhos, a partir dos quais uma centena de ferreiros produziram as peças individuais, montadas no local da construção por 121 operários.
• A Torre Eiffel está cheia de casos e histórias que vão desde suícidios, testes dos primeiros para-quedas, filmagem de uma fita de James Bond, até uma séria tentativa de vende-la por um ousado farsante.
• Surgiram várias criticas a respeito da Torre Eiffel durante sua construção. Guy de Maupassant a ridicularizou, chamando-a de "pirâmide alta e magrela, feita de escada de ferro" e o escultor Leon Bloy a rotulou de "verdadeiro e trágico poste de luz".
• Do chão até o topo são 1652 passos.

Além disso:

O fim do século XIX rompeu com as formas tradicionais das construções. Como na Europa, os Estados Unidos tem sua nova arquitetura intimamente relacionada com os interesses da indústria e do comércio. O ferro e o vidro também foram os principais materias empregados, mas ao contrário da Europa, difunde-se nos Estados Unidos, o sistema estrutural de esqueleto e com base também na invenção do elevador (Otis- 1853), surgem os edifícios com muitos pavimentos - os arranhas-céus. Os arranha-céus respondiam às exigências de um vigoroso processo de urbanização desencadeado nos EUA e da especulação imobiliária decorrente. As condições subjetivas, por sua vez estavam fundamentadas no descompromisso da população americana com qualquer tipo de tradição arquitetônica mais elaborada.




Vamos fazer um tur pela Torre Eiffel?

Primeiro vamos conhecer mais o lugar:

E agora vamos aproveitar e descer de elevador:

E para finalizar que tal da uma olhadinha de como fica maravilhosa a torre Eiffel a noite:
http://www.youtube.com/watch?v=UunjboF-eO4

Postado por: Suelen Barro

3 comentários:

archieurb disse...

É importante destacar que a arquitetura de ferro foi de extrema importância para os atuais sistemas construtivos, afinal com o uso do ferro foi possível vencer vãos cada vez maiores e reduzir o número de suportes.
No início esse material foi utilizado em fábricas e indústrias, porém na atualidade podemos perceber essas estruturas nos mais variados edifícios, inclusive em residências.

Por: Kellyn

alexandre_matiello disse...

Vou sugerir uma revisada na ortografia em geral do blog.
Que tal uma comparação entre a Torre Eiffel e seu contexto de construção com a competição contemporânea pelas torres de maior altura que também são atualmente bandeiras do que há de mais moderno de tecnologia???

Phylis 14090 disse...

Por que eu não achei as principais características da arquitetura de ferro? eu preciso fazer um trabalho escolar!!!

Postar um comentário