quinta-feira, 25 de março de 2010

Neoclássicismo

        Capitólio de Washington, exemplar da arquitetura neoclássica nos EUA. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_Arquitetura - Acesso em: março/2010).


    O neoclassicismo foi um movimento cultural do fim do século XVIII, ele está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco, a arquitetura neoclássica foi produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a risca pelos novos artistas intelectuais da época. Por conta das constantes mudanças que estavam acontecendo naquela época acabou por dificultar o surgimento de um novo estilo artístico, assim eles acabaram optando por recorrer ao que estivesse mais a mão: a antiguidade clássica e com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), foi encontrado um modelo a seguir. Assim surgiram os primeiros edifícos em forma de templos gregos e a imagem das cidades mudou completamente, com largas avenidas sendo traçadas de acordo com as forma monumentais da nova arquitetura.


Igreja de Santa Genoveva (1764-1790)- Exemplo de arquitetura neoclássica da França. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panteão_(Paris) - Acesso em: março/2010).



    Alguns teóricos que difundiram o Neoclassicismo foram: Blondel, Soufflot e Pierre Constant, na França; Juan Villanueva, na Espanha; Schinkel, F. Gilly e Von Klenze na Alemanhã e Thomas Jefferson, nos Estados Unidos.
    E alguns dos edificios que se destacaram nesse período são o Capitólio de Washington, o Monumento a Lincoln, a Universidade de Virginia, o Monticello, entre outros.

Biblioteca Rotunda da Universidade da Virgínia. (Fonte: http://bibliotecas-.blogspot.com/2006/11/bibliotecas-da-universidade-de-virgnia.html - Acesso em: março/2010).


Características


- Busca de transmitir força e grandiosidade no exterior e comodidade e bem estar no interior;
- Formas regulares, geométricas e simétricas;
- Plantas com formas quadradas, retangulares, ou centralizadas resultando em volumes maciços;
- Recuperação da nitidez do contorno, que havia sido perdido no Barroco;
- Materiais nobres como pedra, mármore, granito, tijolo e madeira;
- As ordens clássicas são usadas e as suas proporções padronizadas e aparecem tanto como elementos decorativos nas fachadas como estruturais, em pórticos, cujas colunatas são em sua maioria colossais;
- A escultura se integra à arquitetura por meio de relevos, que se utilizam tanto em interiores quanto em exteriores;
- Maior uso de linhas volumétricas horizontais, sendo as verticais secundárias;
- Tendência a dor autonomia aos elementos decorativos, que são todos bem delimitados, sendo que pintura, escultura e arquitetura têm seus próprios lugares, sem se mesclarem;
- Não busca contrastes cromáticos e nem efeitos pitorescos.

Distinção quanto a outros períodos

    O neoclassicismo ao contrário do Renascimento, que apenas replicava os principios antigos sem se aprofundar em análises criticas; buscou discutir os valores clássicos e adaptá-los a realidade da época. 
   O neoclássico emprega as normas clássicas com a tecnologia de construção desenvolvida no pós-renascimento, portanto outra distinção importante está na utilização de novos materias.
    Em relação ao Barroco, as colunas que lá se voltavam principalmente ao apelo estético, agora voltam a ter sentido estrutural.

Nesse link abaixo você vai encontrar um vídeo com algumas construções desse período, para complementar seu conhecimento sobre a arquitetura neoclássica.


    Os templos clássicos tornaram-se uma tipologia fundamental, sendo que inúmeros edificios adotaram seu modelo como igrejas, palácios, teatros, fóruns, câmaras parlamentares, entre tantos outros. Essa tipologia se tornou universal sendo que até hoje é imitada, para demonstrar imponência e grandiosidade, porém suas imitações são na maioria dos casos bem grosseiras e sem proporção nenhuma.
    Em qualquer lugar que se vai podem-se encontrar cópias de elementos da Antiguidade, o que não é diferente em Chapecó, como podemos perceber nas imagens das casas abaixo:

Casas em Chapecó. Fotos: kellyn

    É necessária essa volta ao passado, através da cópia de edifícios que se destacaram em sua devida época para o presente?? Será que atualmente não se podem criar outros métodos e quem sabe outros materiais para demonstrar essa tão desejada grandiosidade??

Havan de Chapecó - Referência ao  Classicismo. Foto: Kellyn


    Outro exemplo de edifício com referências ao Clássico é o Piazza d' Itallia, de Charles Moore, pertencente ao pós-modernismo. Neste percebe-se o uso exagerado de referências históricas, com uma mistura de cores e de elementos clássicos, como colunas, arcos, entablamento e frontões, que foram dispostos de forma a fazer uma critica ao modernismo, porém está critica foi entendida como algo a ser imitado.

Piazza d'Itallia, Charles Moore. Fonte: http://www.flickr.com/photos/nicolar/385935112/ Acesso em: abril/2010.

Dê a sua opinião a respeito dos edificios que imitam outros períodos, mais precisamente quanto aos que se baseiam ou até mesmo copiam  elementos da Antiguidade Clássica???


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_do_neoclassicismo



Postado por: Kellyn

Gostaria também de sitar a casa situada na Rua Clevelândia, Bairro Jardim Italia, Chapecó / SC pois suas caracteristicas "imitam" as da Biblioteca Rotunda da Universidade da Virgínia (conforme foto no testo)
Fonte: Luana Jung
Comentário postado por: Luana Jung

4 comentários:

Suelen Barro disse...

E alem de tudo isso é bom comentar que o neoclassicismo surgiu como reação à artificialidade do rococó e impôs como prática a simplicidade nas linhas, formas, cores e temas, bem como o aprofundamento de ideias e sentimentos.

alexandre_matiello disse...

Relacionar este repertório de formas clássicas "subvertidos" à vertente historicista do Pós-modenismo dos anos 1960, expressos em imagens como a de Piazza d'Itália de Charles Moore estudada no primeiro trabalho.

Archoogle disse...

Complementando o comentário da Suelen
É que também inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear, a abolição do claro-escuro.

Para os escultores neoclássicos, a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega. E para os artistas neoclássicos os conceitos de racionalismo e sensibilidade não eram opostos.
Gabi

Anônimo disse...

É muito simples, o neoclássico prima pela riqueza, pela suntuosidade, simetria, poder. O que se observa melhor quando repetido muitas vezes e em vários edifícios num mesmo local, muitas vezes o espaço é apenas decorativo - sem função real - e em harmonia com um jardim, onde prevalece a visão de profundidade e horizontalidade. Diferente de outros estilos que primam pela verticalidade contrastando com o natural, produzindo muitas vezes uma atmosfera sufocante, onde a visão busca o céu como única referência de natureza.

Postar um comentário