quinta-feira, 25 de março de 2010

A REVIVESCÊNCIA GÓTICA e HISTORICISMO

REVIVESCÊNCIA GÓTICA

       A Revivescência Gótica foi bastante difundida, seus projetos podem ser encontrados em Xangai, Bombaim, Nagasaki, Japão, Seul e na Corréia. Tornou-se o estilo de vida da alta era vitorina, impelido por uma forte onda vigorosa e reinado até o Cristianismo.
      A Revivescência foi uma arquitetura impulsionada pelo sentimento religioso, porém, tinha mais que apenas um atrativo religioso para os jovens arquitetos que seguiam os passos de Pugin. O estilo era como uma força libertadora, livrando-os do que consideravam as "forças limitadoras" do classicismo. Atingiu seu auge quando Pugin foi convidado para auxiliar Barry no detalhe Gótico do Palácio Westminster

Observação: O Palácio de Westminster também conhecido como a Casa do Parlamento, em pararelo à arquitetura, também a pintura, escultura e as artes decorativas tiveram vertentes revivalistas, historicismo e neogótico.
      Palácio de Westminster ou Casa do Parlamento  Fonte: (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/48/Westminster_palace.jpg) Acesso em: Março/2010

Curiosidades:
  • Pugin foi responsável não apenas pela modelagem do interior e pelo detalhamento exterior das fachadas do palácio, mas também por itens como o papel de parede e os tinteiros. O design é preservado até hoje.
  • Os edificios existentes no palácio são mais de 1000 salas, 100 escadarias, e 3 milhas (5 km) de corredores

NOVOS TIPOS DE EDIFICAÇÕES

        O estilo Gótico revivido não seria apenas para igrejas. O século XIX deu origem a novos tipos de edificações: como prefeituras, casa de ópera, tribunais de justiça, estações ferroviárias e grandes hotéis.




Prefeitura de Leeds, Arquirtetos Greek Thomson e Cuthbert Brodrik. Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Leeds) Acesso em: Março 2010


          Os Estados Unidos assumiram a liderança no final do século XIX, era o país mais poderoso do mundo. A história inglesa e, logo depois, todos os hábitos galeses, escoceses, e irlandeses passaram a ser valorizados como nunca haviam sido. Para um jovem arquiteto da década de 1840 e 1850, a catedral de Salisbury valia mais do que todas as igrejas e vilas de Andrea Palladio


Tribunas de Justiça dos Reis, Londres. Fonte (ultradownloads.com.br/.../Catedral-de-Salisbury/) Acesso em: Março/2010


Video Tribuna de Justiça dos Reis, Londres: http://www.youtube.com/watch?v=6BuM4pK-nzI


         Na Inglaterra um dos mais inventivos Gótico foi William Butterfield, considerado um campeão da "policromia estrutural", pela qual construíam-se igrejas com ricas misturas e estrias de pedra e tijolo colorido, com interiores saturados de mármores e mosaicos de diferentes cores. As nobres obras-primas policromadas de Butterfield são a igreja católica de Todos os Santos em Londres e o Keble College em Oxford.

KEBLE COLLEGE, em OXFORD



 Fonte jodester87.wordpress.com/.../ Acesso em: Março/2010




AUGUSTUS PUGIN (1812-1852) considerado a mola mestra da arqueologicamente correta revivescência gótica, apartir da década de 1830. Viveu com rapidez e morreu louco. "Pugin acreditava que um edifício não devia ter nenhuma característica que não fosse necessária à conveniência, à construção ou ao decoro, e que o ornamento devia limitar-se à estrutura essencial do edifício. Era contra todas as formas de imitação e zombava do que via como arquitetura vistosa, extraída de estilos históricos típicos de contos de fadas".






HISTORICISMO
           O historicismo começa no século XVIII. Na Inglaterra surge nessa época a arquitetura neogótica, que atinge seu auge em obras do século XIX como o Parlamento Britânico (ver foto postada na Revivescência Gótica). Resgata a severa harmonia dos templos greco-romanos. Estes estilos passaram rapidamente a outros países europeus e às Américas, e logo surgiram outros estilos revivalistas como o neo-renascimento, o neo-românico, o neomourisco, o neobarroco e outros.
           Arquitetura historicista (ou revivalista) tentavam em seus estilos arquitetônicos que centrava seus esforços em recuperar e recriar a arquitetura dos tempos passados.
           Dependendo da época e arquiteto, a arquitetura historicista foi mais ou menos fiel aos modelos do passado. Alguns arquitetos tentavam reproduzir fielmente os modelos antigos, enquanto que outros foram menos estritos. O revivalismo foi muito associado à arquitetura eclética.
           O ecletismo arquitetonico dedicava-se a misturar estilos antigos sem a rigorosidade da arquitetura revivalista propriamente dita. Apesar de usar formas do passado, tanto a arquitetura historicista como a eclética fizeram uso de técnicas modernas como as estruturas de ferro e, mais modernamente, de cimento e concreto (betão).


Portal monumental em estilo neoclássico. Fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_historicista) Acesso em: Março/2010


Podemos comparar a arquitetura historicista com Boullée - Boullée causou impacto, desenvolvendo um estilo geométrico e abstrato, inspirado nas formas clássicas. Sua característica principal foi remover toda ornamentação desnecessária , aumentando as formas geométricas para uma escala imensa e repetindo elementos como colunas de forma colossal.


Fonte:http://www.spamula.net/blog/i31/boullee7.jpg. Acesso em: Abril/2010



Postado por: Luana 

3 comentários:

Suelen Barro disse...

Vale ressaltar que os estilos historicistas muitas vezes foram parte de movimentos de valorização e idealização da história nacional, assumindo um caráter nacionalista. Em pararelo à arquitetura, também temos a pintura, escultura e artes decorativas que tiveram vertentes revivalistas.

alexandre_matiello disse...

De quem é este portal? Estas características lembram muito da Arquitetura Parlante de Boullée e Ledoux. Que tal relacionar?

Archoogle disse...

Boullé diz que ao olhar para alguma coisa o primeiro sentimento experimentado “é de que maneira nos afeta”. Denomina de caráter “o efeito que resulta deste e que causa em nós, uma determinada impressão."
Se fala em arquitetura parlante, que a arquitetura deve falar no caso do portal!!!
Gabi

Postar um comentário