sexta-feira, 23 de abril de 2010

Avery Fisher Hall


   Localizado na cidade de Nova Iorque, o Avery Fisher Hall é um edificio localizado no  complexo do Lincoln Center. Com cerca de 2.740 assentos, o prédio é a  tual sede da Orquestra Filarmonica de Nova Iorque. Foi construído em 1962 originalmente com o nome de Philharmonic Hall,  projeto arquitetônico do edifício é de Max Abramovitz.  É utilizado atualmente para a realização de diversos eventos, sejam eles musicais ou não. Além de concertos da Filarmônica de Nova Iorque, nele ocorrem casamentos e cerimônias de graduação das mais diversas instituições, por exemplo.

 Avery Fisher Hall. Fonte: http://mikebm.files.wordpress.com/2009/01/avery_fisher_hall.jpg. Acesso em março de 2010.


Avery Fisher Hall à noite. Fonte: http://www.youreinthepicture.com/Avery%20Fisher%20Hall%20.jpg. Acesso em março de 2010.


O entorno. Fonte: http://farm1.static.flickr.com/15/91072329_65e311d1df.jpg. Acesso em março de 2010.


O interior do Avery Fisher Hall. Fonte: http://mikebm.files.wordpress.com/2009/01/800px-avery_fisher_hall.jpg. Acesso em março de 2010.


Avery Fisher Hall. Fonte: http://openendedgroup.com/wp-content/uploads/galleries/breath/avery/avery-fisher-labeled.jpg. Acesso em março de 2010.


O entorno de Avey Fisher Hall. Fonte: http://api.ning.com/files/T3tMfpr-BgpAW8SBK-h78H7c-6mFedw2q82Jx1ZblIgH68VcN5gs4PXTySbj5kbllWqWmMpbj8D40j8XwVINOLxhY0k-n-Gk/AveryFisherHall3_PhotobyDavidLamb.jpg. Acesso em março de 2010.


     O Avery Fisher Hall corresponde à uma arquitetura modernista, horizontal, a edificação  virada para o externo que retrata uma obra limpa, de linhas retas , sem ornamentos, abolindo o estilo anterior de arquitetura, faz-se uso de novas tecnologias tais como ferro, que tornou-se funcional e decorativo ao mesmo tempo concreto e vidro que através de suas malhas aboliu as paredes grotescas de concreto em toda a edificação, com suas grandes janelas envidraçadas e sua estrutura de ferro aparente, típicas de prédios modernistas. 
     Tornou-se um exemplo petrificado das frases que representaram o modernismo tais como a do arquiteto Mies Van der Hohe de que menos é mais, e a  de Louis Sullivan em que forma é função.
    Se fizermos uma comparação a uma edificação clássica da antiguidade como exemlplo o Parthenon, podemos verificar, características comuns entre eles, como colunas, horizontalidade, homogeneidade dos materiais, solidez e ortogonalidade.

Parthenon em Atenas. Fonte: http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images/parthenon-and-the-acropolis.jpg. Acesso em abril de 2010.



Postado por: Daniela  

4 comentários:

Anônimo disse...

costaria da ver algum objeto de stiyl preciso fazer para minha faculdade de moda, vc pode me ajudar?

archieurb disse...

para mais informações sobre o de stijl vc pode consultar no nosso próprio blog o seguinte link: http://archieurb.blogspot.com/2010/04/o-de-stijl-o-estilo-em-neerlandes-foi.html.
Pode consultar também: http://bp1.blogger.com/_bjLUqwaOvbc/RnljqZupFoI/AAAAAAAAAEo/Oqmdpk3XAxk/s1600-h/White+Stripes+-+De+Stijl+(2000).jpg , pois aí há uma imagem que esperamos que possa te ajudar.

archieurb disse...

No dia 23 de setembro de 1962 o hall foi aberto para uma série de vistorias. Muitos repórteres criticaram o projeto, enquanto que apenas dois maestros elogiaram sua acústica. Foram realizadas muitas tentativas para melhorar os problemas acústicos do hall, com pouco sucesso, o que levou ao desenvolvimento de um projeto significativo de renovação, planejado pelo perito em acústica Cyril Harris. Essas renovações contribuíram para melhorar a qualidade do som, mas o Avery Fisher Hall continua tendo sua acústica como alvo de críticas até os dias atuais.

Por: Suelen Barro

alexandre_matiello disse...

Que tal, até comentários de membros fora da disciplina! Que legal

Postar um comentário